História do Saxofone !

 Olá galerinha que fica ligado no Musica MG, irei falar um pouco sobre o Saxofone, um instrumento bonito, simplês, com som encantador e muito fácil de tocar e se manusear .
 Ele também é conhecido como SAX, um instrumento de sopor criado em 1840 e patenteado em 1846 por Belga Adolphe Sax, um famoso fabricador de instrumentos que viveu na França .
 Ao contrário de muitos outros instrumentos, o Sax foi evoluindo a casa dia que se pasava e o seu fabricante não deixou de correr atrás e alcançar mais desempenho e qualidades para esse instrumento em que muitas pessoas são fascinadas .Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criação do instrumento foi em 28 de junho de 1840. Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, os modelos e formatos continuam semelhantes aos criados por Adolphe Sax , sendo utilizado e admirado o formato original.
 Hoje ele é conhecido em vários modelos, existe atualmente vários tipos diferente: Sax Alto, Tenor, Soprano, Sopranin, Barítono e alguns outros menos conhecidos mas muito ultilizados.
 Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.
 Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como os clarinetes, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.
 Para tocar esse maravilhoso instrumento é necessário de duas peças importantes : PALHETA :A palheta está para o saxofone assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som. e a BOQUILHA: A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone.
 Isto foi um pequeno entrosamento no SAX, mas o suficiente para fazer você entender como ele funciona e ter uma idéia central do que ele é. Você pode achar mais informações no GOOGLE e caso nescessite de alguma ajuda ou tirar alguma dúvida pode entrar em contato pelo email : matheus_pessoa1@hotmail.com .

 Galera abaixo um video sobre o Moisés de Paula falando sobre o seu Sax Tenor, confira :



Espero que tenham gostado, e em breve estarei comentando um pouco sobre os demais instrumentos.

0 comentários:

Postar um comentário